terça-feira, 30 de outubro de 2007

Poemas sobre o Amor

Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.
Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.
Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste Inverno:
Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.


William Shakespeare


Escolhi este poema porque gostei muito deste poema e sou fã do Shakespeare!André Faísca



Quando à corte silente do pensar
Eu convoco as lembranças do passado,
Suspiro pelo que ontem fui buscar,
Chorando o tempo já desperdiçado,Afogo olhar em lágrima, tão rara,
Por amigos que a morte anoiteceu;
Pranteio dor que o amor já superara,
Deplorando o que desapareceu.
Posso então lastimar o erro esquecido,
E de tais penas recontar as sagas,
Chorando o já chorado e já sofrido,
Tornando a pagar contas todas pagas.
Mas, amigo, se em ti penso um momento,
Vão-se as perdas e acaba o sofrimento


William Shakespeare


Eu escolhi este poema porque foi o melhor que encontrei e acho giro!
Nuno Torrão





Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

Escolhi este poema porque gostei e porque é de um escritor famoso
Diogo Passão

Ao Amor Antigo

O amor antigo vive de si mesmo,

não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede.
Nada espera,do destino, nega a sentença.
O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.
Se em toda parte o tempo desmorona aquilo
que foi grande e deslumbrante,
a antigo amor, porém, nunca fenece e a cada dia surge mais amante.
Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.

Carlos Drummond de Andrade


Eu escolhi este poema porque acho que tem tudo a ver com o amor

Filipe Neves

Amor, que o gesto humano na alma escreve

Amor, que o gesto humano na alma escreve,
Vivas faíscas me mostrou um dia,
Donde um puro cristal se derretia
Por entre vivas rosas e alva neve.
A vista, que em si mesma não se atreve,
Por se certificar do que ali via,
Foi convertida em fonte, que fazia
A dor ao sofrimento doce e leve.
Jura Amor que brandura de vontade
Causa o primeiro efeito; o pensamento
Endoudece, se cuida que é verdade.
Olhai como Amor gera, num momento
De lágrimas de honesta piedade,
Lágrimas de imortal contentamento.
Luís de Camões



Escolhi este poema porque é um poema com muito sentimento.


André Santos


Voa Coração

Ouço o vento

Gemendo de paixão.
Abro a janela
E solto o coração.
Voa coração, voa livre...

Chega de dor e ilusão!
Ouça a voz do vento...Siga-o...
Leve qualquer sofrimento,
Volte pleno... Isento... Ameno...
Siga o vaga-lume
Busque seu lume.
Entorne nas profundezas do oceano
Os seus desenganos.
Tire a sua âncora do outro coração.
Corte as amarras
Esqueça o tempo sofrido
Ilha sem comunicação
Barcos a pique
Você perdido em solidão
Amor um tormentoFolhas secas pisadas ao chão.
Um pranto, sem água,
Olhos sem brilho.

Cármen Vervolet



Escolhi este poema porque acho que é bonito e gostei dele.


Tiago Garrote



AMOR PERFEITO

Pela vida caminhei sem me cansar,
Em busca de um grande amor.
Alguém que me pudesse amar,
E eu lhe desse o maior valor.

Até que um dia eu te encontrei,
Sem que eu pudesse adivinhar.
Mas quando em teus olhos eu olhei,
O meu coração começou a pulsar.

Foi ai então que eu pude perceber,
Que algo novo iria acontecer,
E que mudaria tudo em minha vida.
O amor enfim bateu em meu peito,

O mais puro, singelo, e tão perfeito,
Você! Oh! Meu amor minha querida...

Elcio Moraes

Escolhi este poema pelo sentimento que foi transmitido por quem o escreveu.


João Pedro Silva



Escolhi este poema porque gostei do poema.


Daniel Afonso

AMOR

O amor é o fim
O amor é a estrada
O amor é o inicio da caminhada
O amor é o que une
O amor é o que ata
O amor o medo despedaça
O amor é chama
O amor é a brasa
O amor é viajante que retorna a casa
O amor liberta
O amor não passa
O amor é um estado de graça
O amor é consciência
O amor é real
O amor é a ausência do mal
O amor é tudo aquilo que somos
Quando os nossos passos são fiéis aos nossos sonhos.

Autora: Anuska


Eu escolhi este poema porque achei interessante

Adilaine

Amor-perfeito

Pela vida caminhei sem me cansar,
Em busca de um grande amor.
Alguém que me pudesse amar,
E eu lhe desse o maior valor.
Até que um dia eu te encontrei,
Sem que eu pudesse adivinhar.
Mas quando em teu olhos eu olhei,
O meu coração começou a pulsar.
Foi ai então que eu pude perceber,
Que algo novo iria acontecer,
E que mudaria tudo em minha vida.
O amor enfim bateu em meu peito,
O mais puro, singelo, e tão perfeito,
Você! Oh! Meu amor minha querida...

Elcio José de Moraes

Ruben



Camilli

Tudo que eu sempre quis está na minha frente.
Estendo os meus braços e não consigo alcançar.

Por mais que eu queira;Por mais que eu chore;
Por mais que eu pense;Procurei uma palavra.E achei "solidão"Procurei um sentimento.E encontrei "tristeza"Mas...Quando vejo o teu rosto
Tudo que eu sinto,

É "tranquilidade".

Johann Fausto

Escolhi este poema porque gosto e acho que tem a ver comigo!
Rita




AMOR

Quando te conheci
Gostei logo de ti
Mas nunca pensei sentir
O que sinto hoje por ti

Entraste de mansinho
Entraste sem bater
E eu nos teus braços
Acabei por me perder

Contigo a minha vida
Tem outro sentido
Surgiste sem avisar
P’ra mim és muito querido

És tudo para mim
Sem ti não sei viver
Vem comigo caminhar
Juntos vamos vencer

Quando penso em ti
Meus olhos parecem rir
Faço tudo p’ra estar contigo
Não te quero ver partir

Carla Jesus

Eu escolhi este poema porque achei muito interessante.
Susana

Nada de bom

Nada de bom tiro da minha estadia
Em teu ser, no meu fascínio.
Porque falhei em te convencer
O que para mim era certeza,
Mas para ti nada mais que meu desígnio.
Perdi todo um novo ser,

Que tinha regozijo em viver
E sonhava por acordar mais um dia
Sabendo que te encontraria
No mesmo local de sempre sem sofrer.
Por entre muitos fossos já perdidos

De pecados e sofrimentos nunca esquecidos,
Tu eras como um buraco de abrigo
Onde me davas prazeres que nunca tinha tido
E me ensinavas de novo como é ser humano.
Agora, agora sofro

Atravesso desertos ardentes de paixão
Escrito por Daemon Moanir



Eu escolhi este texto porque gostei do seu conteúdo sentimental.

André Félix


Amo-te, palavra linda
Usada ainda para exprimir,
O que vai no coração
Na pulsação e no sentir.

Amor, de todas a mais bela
É a cinderela do coração.
Loucura, de uma aventura
Refúgio de uma desilusão.

Quero-te, é uma expressão
De todas ainda a mais sincera,
Simples e directa
Que não afecta em qualquer hera.

Desejo, é como um beijo
Que estando maduro é só colher.
Paixão, de um momento
De um tormento razão de ser.

Agora, me dei a conhecer
Ficaste a saber quem eu sou,
Não desprezes e não gozes
Este homem que sempre amou.

O amor, loucura e paixão
Existirá sempre no meu coração.
O desejo, é o sentimento
Que me dá alento, que me dá razão.


Buck.

Inês Cação




As Sem-Razões do Amor

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor


Carlos Drummond de Andrade.


Joana Pereira




1 comentário:

Anónimo disse...

Poemas lindos, boa escolha pessoal...
Beijinhos